domingo, 5 de junho de 2011

Em Sampa: circuito "Estação da Luz" - tour de 4 horas aprox.

A cidade de São Paulo oferece muitas atrações turisticas: restaurantes, parques, bares, baladas, locais específicos para compras, etc... Tem para todos os gostos. No entanto alguns lugares passam desapercebidos pelos visitantes e até mesmo para os próprios paulistanos.
Sempre quando recebo algum conhecido, costumo realizar um passeio por uma parte pouco apreciada, mas que valorizo por inúmeras razões, especialmente pelo seu conteúdo histórico.

O ponto de partida é a Estação da Luz, pode-se chegar nela de metrô ou trem, dependendo de sua localidade. 

A partir daí todo o roteiro é realizado à pé mesmo, todos os pontos ficam um ao lado do outro.

1 - Estação da Luz:

 A estação foi construída no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se constituir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, a Jundiaí, no interior. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo. Sua maior importância, no entanto, era na condição de infra-estrutura econômica para o país: por ali passava o café a ser exportado no porto de Santos, assim como também ali chegavam bens de consumo e de capital importados que abasteciam a cidade (em uma fase ainda pouco industrializada).



2 - Museu da Língua Portuguesa:

Instalado no complexo da Estação da Luz, o museu se destaca dos demais pela interatividade que mantém com os visitantes. Exposições, filmes e cenários sempre destacando grandes autores e obras da literatura brasileira. Vale a pena. O passeio é dinânico e além de não ser cansativo o visitante nem percebe o tempo passar.




 3 - Parque da Luz

Em 1798, o Parque da Luz foi inaugurado como Jardim Botânico. Depois de reformado, foi inaugurado em 1825 como o primeiro jardim público da cidade. Dez anos mais tarde, o presidente da província Rafael Tobias escrevia em seu relatório: "Continua-se a trabalhar no Jardim estabelecido nesta cidade; ainda que seja uma despesa que mais toca ao agradável do que ao útil, não se pode dispensar, uma vez que ele já serve de recreio aos cidadãos em certos dias, e não é conveniente abandonar uma obra começada, perdendo-se o que está feito". 
Com a degradação da região central da cidade, partir da década de 1970, o Jardim da Luz ficou praticamente entregue à prostituição, tráfico de drogas, contrabando e outras atividades criminosas. A população afastou-se do local, considerado perigoso. No final da década de 1990, entretanto, o governo assumiu a recuperação do Jardim da Luz. O coreto foi restaurado, bem como o lago e os caminhos. O lugar recuperou o seu caráter público; ali crianças, jovens, namorados e idosos podem esquecer o tumulto da cidade e realizar um agradável passeio entre árvores majestosas e esculturas de artistas brasileiros.
Uma ótima parada para um pique-nique!


4 -  Pinacoteca do Estado:
 
É o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Nasceu no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Por isso, a história da Pinacoteca confunde-se em seus primórdios com a implantação do Liceu, e sua presença no edifício – conturbada por uma série de eventos históricos, como os conflitos de 1930 e 1932, além de reformas – alternou-se com transferências temporárias para outros locais, como o prédio da Imprensa Oficial e o pavilhão no Ibirapuera.
 
5 - Estação Pinacoteca (Memorial da Liberdade):

Construído em 1914, o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca foi concebido para abrigar armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana que, com seus 108 quilômetros de extensão, interligava São Paulo a Sorocaba. Com a conclusão, em 1938, de novas instalações da companhia ferroviária, o edifício, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi colocado à disposição do Estado. Após reformas, o edifício passa, em 1939, a abrigar o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo, órgão de repressão política que teve o ápice de suas atividades durante o regime militar (1964-1985). Após o fim do regime e a extinção do órgão, o edifício passa a abrigar a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), até 1997, quando seu controle é transferido para a Secretaria de Estado da Cultura. Por sua importância histórica e arquitetônica, o prédio é tombado como um bem cultural, em 1999, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Visita obrigatória! 


 

6- Sala São Paulo:

O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País. Existem visitas monitoradas gratuitas.
 


http://www.osesp.art.br/portal/paginadinamica.aspx?pagina=asalasaopaulo

___________________________________________________________________________________
 
Observações Importantes: Aos finais de semana a região fica muito calma comparada a "loucura" e agitação em dias úteis. Por outro lado, infelizmente a área não oferece tanta segurança, ainda é comum observar prostituição e usuários de drogas pesadas (crack - a Crackolândia fica bem próximo). Mesmo assim, valendo-se de cautela, como em qualquer metrópole, o turista terá horas muito agradáveis visitando estes pontos sugeridos, pois além de serem facilmente acessíveis os preços das entradas são populares. Entretenimento e aprendizado garantido!

Horário recomendado: Procure chegar na Estação da Luz por volta das 10 h. Todo o passeio levará no máximo 4 horas, considerando somente as visitas (monitoradas em alguns casos). Antes de ir procure se informar quanto aos espetáculos na Sala São Paulo e/ou exposições temporárias nos demais acervos e locais. Consulte os sites.

Sugestão para o almoço: Após o passeio certamente "baterá aquela fome"! Portanto, a dica que sugiro é, primeiro, ter um pouco de paciência e seguir os estes passos...
 
a) Reembarque na Estação da Luz ( Linha Azul - Metrô)
b) Sentido Jabaquara
c) Desembarcar na próxima estação "Estação São Bento" (saída "Ladeira Porto Geral)
d) Caminhar até o Mercado Municipal
 
Mercado Municipal
 
Visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o Mercado Municipal Paulistano é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. E não é para menos. No Mercadão, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar uma grande variedade de alimentos – de verduras e legumes fresquinhos, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar de todo o tipo, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. Isso sem falar no espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão.
 
 
 
http://www.mercadomunicipal.com.br/index.php?page=home
___________________________________________________________________________________

Desconsiderar as informações ao lado do mapa acima!


_____________________________________________________________________________________






 
 
 
 
 




 




Um comentário:

  1. fiz e recomendo esse roteiro, principalmente quando se esta acompanhado de Marcos Fonseca como Guia, uma enciclopedia ambulante com prazer e conteudo no que diz.

    ResponderExcluir